Saúde quer descentralizar procedimentos

Em reunião que aconteceu na sede da Amunes, o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira, informou aos prefeitos que pretende levar aos municípios atendimentos que hoje são feitos na Grande Vitória. O objetivo é contratar serviços nas regiçes, evitan

| Assessoria de Comunicação

A iniciativa faz parte de um  projeto de descentralização da saúde, segundo o secretário, uma das prioridades da atual gestão. Ricardo Oliveira pediu que os chefes de executivos acompanhem de perto os esforços pela descentralização, cujas reuniçes de planejamento ocorrem em todo o estado.

“Estamos levantando todos os serviços feitos na Grande Vitória e buscando prestadores de serviços nos municípios. O cidadão precisa ser atendido sem esses enormes deslocamentos, um custo enorme para os cofres públicos e para a qualidade de vida dos pacientes, com perda de tempo, estresse e demora no atendimento. Precisamos enfrentar essa realidade de frente.” Afirmou o secretário.

Prefeitos sugeriram agilidade na definição do co financiamento da saúde e a presidente do COSEMS – Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Andreia Passamani Corteletti, secretária de saúde de Vila velha, afirmou que o dinheiro que o Governo Federal  manda para o Programa de Saúde da Família mal dá para remunerar o profissional médico de uma equipe e pediu maior apoio para a Atenção Primária. “Os municípios gastam 30% com a saúde, isso é gasto com doença, não é promoção de saúde, não é investimento que reflita na qualidade de vida da população.” Disse a secretária.

Novas reuniçes serão feitas com equipes dos municípios e da Secretaria de Saúde. O objetivo é chegar a um projeto organizado pelos dois entes: estado e municípios, que atenda prioridades definidas no Plano Estadual de Saúde e aquelas em andamento nos municípios, que já tem a gestão no terceiro ano de mandato.

Compartilhar Conteúdo