Prefeitos pedem uma Bancada Federal Municipalista

Uma reunião onde não faltou reclamação da situação financeira: assim foi o encontro dos prefeitos com oito Deputados Federais e uma Senadora, na sede da Amunes, na manhã desta segunda-feira, 11 de maio.

| Assessoria de Comunicação

A pauta é considerada uma previa do que deve ocorrer na Marcha a Brasília, tradicional encontro nacional de prefeitos, que ocorre todo ano e está agendada para os dias 25 a 28 deste mês. Estiveram presentes, os Deputados: Lelo Coimbra, Max Filho, Paulo Foletto, Sergio Vidigal, Evair de Melo, Jorge Silva, Helder Salomão e Carlos Manato, além da Senadora Rose de Freitas e mais de 50 prefeitos.

 Os chefes de executivos relataram aos parlamentares, as dificuldades que têm para administrar municípios com queda ininterrupta de arrecadação, atrasos nos repasses e falta de apoio do Governo Federal. Mudar o Pacto Federativo, para oferecer condiççes mais justas de sustentação financeira, foi uma fala unânime entre os prefeitos. Por outro lado, os deputados consideram essa uma reivindicação difícil de ser atingida, devido à provável falta de interesse do governo em promover alteraççes que diminuam ou mexam na distribuição de recursos da União.

 Ao falar sobre a situação dos prefeitos que vão a Brasília em busca de apoio, o Deputado Carlos Manato chegou a dizer: “o prefeito não pode mais ir a Brasília de pires na mão, por falta de pires”.

O Deputado Lelo Coimbra, membro da Comissão de Orçamento, disse: “Reunião boa, representativa, tanto da bancada quanto dos prefeitos, um encontro que trata da crise fiscal e financeira na gestão publica, e busca saída para os municípios. É Importante ressaltar que, enquanto se faz gestçes através do parlamento junto ao Governo Federal e outras instancias. É importante acrescentar que os prefeitos devem tratar esse ano, como um ano de guerra, pois as restriççes financeiras continuarão.” Finalizou Lelo.

 A Senadora Rose de Freitas, presidente da Comissão de Orçamento e Coordenadora da Bancada, falou sobre a dedicação de seu mandato para resolver problemas de municípios e dos encontros com Ministros e até com a Presidente Dilma, tendo como pauta as dificuldades financeiras dos municípios e a necessidade de se estabelecer regras mais favoráveis e disse que Deputados e Senadores capixabas têm como dar um apoio maior aos municípios através das emendas parlamentares. Ela comprometeu-se em reuni-los para discutir o assunto e definir o direcionamento de recursos para setores estratégicos, como a saúde.

 Um novo encontro deve acontecer entre prefeitos e bancada, no próximo dia 28, em Brasília, após a Marcha.

 

 

Compartilhar Conteúdo