Amunes realiza 2ª Fórum de Prefeitos

O 2.ª Fórum de Prefeitos realizado pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) reuniu diversos prefeitos eleitos do Estado para debater os desafios da próxima gestão.

| Assessoria de Comunicação

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (AMUNES), Dalton Perim, falou aos líderes municipais do grande desafio que vem pela frente. Enfatizou que os prefeitos eleitos e reeleitos tenham como objetivo fazer ajuste fiscal. “Nossa esperança e que os prefeitos incorporem o cenário de dificuldades que o país está vivendo e tenha responsabilidade no sentido de ter muita cautela e faça muito ajuste, mesmo perdendo a popularidade. Não se pode é perder a credibilidade e nem colocar seu município em um estado de desarranjo que, com certeza, lhe dará um futuro pior”.  Ã‰ preciso criar o entendimento da necessidade do debate, do diálogo com a sociedade e com as instituiççes controladoras. Não adianta querer resolver o problema sozinho. Falou do desafio de longo prazo o melhoramento do funcionamento da máquina pública. “Entendemos que precisa urgentemente haver uma reforma política administrativa no Brasil. A atual Constituição está fora da realidade do país. Nossa preocupação é que ela criou muitos direitos, mas para que a população tenha direitos na prática é preciso criar as condiççes.  

O Fórum teve a participação do Governador Paulo Hartung que compartilhou experiências e expectativas com gestores: \"O mundo mudou, a sociedade exige outra velocidade e outras respostas. Temos que adequar o setor público para atender essa demanda. Quem acha que fórmula de 20 anos atrás ainda funciona, está enganado. Quem acha que já estamos no fundo do poço, está errado: o poço não tem fundo! Nós temos uma responsabilidade enorme de ajudar o Brasil. Não dá para administrar município com o País ladeira a baixo. Precisamos montar boas equipes, com quadros técnicos qualificados e planejar cada passo para usar o dinheiro público com eficiência\".

A programação do Fórum contou com a participação  diversos órgãos:

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ES

PAINEL: EXECUÇÃO FISCAL EFICIENTE

- Desembargadora Janete Vargas Simçes

 Presidente da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do ES

- Dr. Anselmo Laghi Laranja - Juiz de Direito 

Juiz Assessor Especial para Assuntos do CNJ da Presidência do Tribunal de Justiça

Juiz Titular da Vara da Fazenda Pública Privativa das Execuççes Fiscais Municipais de Vitória

- Dr. Robson Lousada Lopes - Juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública de Cachoeiro de Itapemirim

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ES

O DEVER DE ARRECADAR E AS RESPONSABILIDADES CORRELATAS

Procurador Geral Luciano Vieira

INÍCIO DE MANDATO

Dra. Elena Garrido – Consultora Jurídica da Confederação Nacional dos Municípios

TRIBUNAL DE CONTAS ES

ORIENTAÇÕES PARA OS NOVOS GESTORES

Rodrigo Lubiana Zanotti - Secretário-geral de Controle Externo

MARCO REGULATÓRIO (Lei 13.019/2014)

Jane Nascimento Costa Pinheiro – Assessora de Gabinete

MINISTÉRIO PÚBLICO ES

 MINISTÉRIO PÚBLICO E A FISCALIZAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL

Promotor de Justiça Francisco Martinez Berdeal

\"\"


\"\"


\"\"


\"\"

Compartilhar Conteúdo