Movimento Mulheres Municipalistas (MMM)

O movimento foi lançado na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio deste ano. Idealizado pela primeira-dama do movimento municipalista brasileiro, Tânia Ziulkoski, e pela fundadora da CNM, Dalva Christofoletti, a iniciativa quer convocar mu

| Assessoria de Comunicação

O Movimento Mulheres Municipalistas luta pela afirmação feminina na política. Iniciativa promovida pela Confederação Nacional de Municípios busca mais representatividade e atuação das mulheres nos debates políticos do país.

A representatividade feminina na política, mais especificamente na gestão pública municipal, é claramente inferior à masculina. Apenas 12% das prefeituras dos 5.568 municípios brasileiros são gerenciadas por mulheres. Buscando reverter essa situação, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou, na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o Movimento Mulheres Municipalistas — MMM.

O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) promoveu na tarde de terça-feira, 12 de setembro, a Primeira Reunião Ampliada do grupo de trabalho. Lançado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o projeto busca fortalecer a atuação feminina na política brasileira.

As coordenadoras nacionais, Tânia Ziulkoski e Dalva Christofoletti, apresentaram o MMM e falaram dos principais objetivos da iniciativa para as prefeitas, representantes municipais e mulheres que tem forte atuação na luta da violência contra mulher.

Tânia Ziulkoski abriu a apresentação destacando números da representação das mulheres na política brasileira “hoje, nós temos 12% de prefeitura municipais geridas por mulheres e no legislativo somos menos de 10%”.

No contexto, Dalva Christofoletti acrescentou que “esse movimento de mulheres é um sonho como mulher. Há muitos anos atuo na defesa de políticas voltadas para as mulheres e hoje vejo a concretização de um sonho”.

Na oportunidade, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou a importância da iniciativa no sentido de possibilitar a ampliação da atuação da mulher em todas as esferas. “O espaço existe, agora preciso que vocês ocupem”, destacou.

A prefeita do município de Montanha, Iracy Carvalho Baltar Fernandes participou da reunião representando as prefeitas capixabas no movimento.

\"\"

Compartilhar Conteúdo