Amunes intensifica pedido de aprovação da pauta, durante reunião com bancada capixabas

As entidades municipalistas continuam atuantes na mobilização Não deixe os Municípios afundarem, nesta terça-feira, 21 de novembro. A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) intensificou o pedido de aprovação da pauta municipalista

| Assessoria de Comunicação

O representante da entidade estadual detalhou as reivindicaççes dos Municípios que estão na pauta da mobilização. Dentre elas, estão o apoio financeiro emergencial de R$ 4 bilhçes para socorrer os Municípios neste final de ano. Esse auxílio viria por meio de uma Medida provisória. \"Só no Espírito Santo essa ajuda seria de aproximadamente R $ 70 milhçes. A derrubada do veto ao Encontro de Contas também é uma pauta essencial que ajudaria a viabilizar a gestão municipal. 

“Peço a nossa bancada que contribua com os Municípios e derrubem esse veto. Com isso, os Municípios podem reduzir a dívida de R $ 60 bilhçes para R $ 15 bilhçes\", explicou. A prorrogação por mais dez anos do pagamento dos precatórios, a atualização dos programas federais e a prorrogação do prazo para a destinação dos Resíduos sólidos foram outros pontos apresentados pelo representante da Amunes.

Consenso dos parlamentares

A difícil situação vivenciada pelos Municípios em razão da insuficiência nos repasses teve o reconhecimento dos parlamentares capixabas. O deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) adiantou que a bancada governista deve apoiar a derrubada do veto presidencial ao Encontro de Contas.  \"Já está pactuado para a derrubada do veto\", disse.

O parlamentar ainda criticou as imposiççes feitas aos Municípios. “As legislaççes são maravilhosas, mas não dizem quem vai pagar a execução dessas políticas”, explicou. 

Participaram da reunião o Prefeito Gilson Amaro/Santa Teresa; Prefeito Luciano Pingo/Ibatiba; Prefeito Rubens Casotti/São Roque do Canaã e Eloy Avelino/Prefeito em exercício de Baixo Guandu.

Outros temas abordados: SUAS; UBER; Aeroporto de Guarapari; População flutuante de Alegre; Distribuição das Receitas de Contribuiççes do Governo Federal com os municípios.

Com informaççes: CNM

Compartilhar Conteúdo